terça-feira, 26 de maio de 2009

Chegando de Taxi do aeroporto de Istanbul - Atatürk - para Findkizade - Aksaray - namorada de meu amigo turco me escreveu, Turquia

(Essa foto tirei la de Haja Sophia, a igreja que ja fora crista e depois da guerra os muculmanos tomaram posse, hj em dia eles apagaram todos os cruxifixos, o q acho muito bom, onde ja se viu adorar ua cruz - Se jesus existiu de verdade, imagina as pessoas adorarem o local onde fora cruxificado e sofreu - e todas as vezes q o vejo no cruxifixo nas igrejas, desde pequena, sempre tive a impressao que todos continuam a cruxifica-lo. Sem sentido )

Entao como voces lembram o ator havia nos dado informacoes como se estivessemos descendo no lado asiatico da Tuquia, o que nao era verdade, ele se confundiu, nos estavamos indo pro lado europeu mesmo.
Existem dois aeroportos em Istambul : Atatürk e o outro se chama Sabiha Görkcen
O de Atatürk para nos era o melhor, pq ele se encontrava exatamente na parte em que o Hotel se encontrava.
Mas, nos...com as informacoes confusas dadas pelo ator saimos do voo confusos demais e fomos pro taxi
O turco da agencia nos avisou - de 15 euros ao taxista e mostre o endereco, nao de mais do que isso.
- Ai chegamos e la vimos um taxi e fomos perguntar
Para quem nao sabe eles sao bem unidos, e se vc esta lidando com um, mesmo q eles vejam q ele ta te roubando ou enrolando, os outros nao fazem nada e ainda assistem de camarote.
Ele vendo q estavamos confusos, nos disse que nos levaria ate o maledito hotel sunay por 20 euros.
Eu disse a ele, mas a agencia me disse que custa 15 euros
Meu amor nao queria pegar, mas eu burra, ja tinha feito o erro de mostrar duvida nao tinha mais jeito - assim disse ao meu amor.
- Sao todos ladroes, veja como nos observam e nao fazem nada, se esse aqui ja deu esse preco, os outros vao manter- entendeu
Eles ajudam um ao outro a ferrar os turista.
Voce nao pode ceder, qdo chegar mostre os 15 euros e de o endereco sem mostrar confusao.
Nao deixe perceber que vc ta pela primeira vez por la, senao ai eles montam mais ainda, ficam rodando contigo e tiram mais ainda
Normalmente os precos de taxi la e por volta de 30 liras turcas
A moeda turca se chama "lira turca ", e ela esta valendo no momento a metade do euro.
Nos fizemos um erro trocando dinheiro em Frankfurt - demos 450 euros e ele nos deu um cambio de 1 euro por 1,75 lira turcas, muito pouco
Eu disse ao meu amor
- Nossa, so isso, qdo estive em 2006 era 1 euro por 2,55 liras turcas
So, qdo chegamos na turquia descobrimos que a melhor coisa e trocar euros e dolares dentro da turquia mesmo e nao no pais que partimo.
Dentro da turquia estava 1 euros e vc recebia 2,10 liras turcas
Perdemos muito ao trocar em Frankfurt...um grande erro que aprendemos.
sempre que fomos viajar para outros paises agora, iremos tentar descobrir onde o cambio e o melhor, isso e muito importante.
Quando eu viajava antigamente eu tive o Tarek, o meu amigo turco e ate Mohamed o religioso para lidar com o dinheiro por mim, mas dessa vez fui sozinha

Bom, qdo saimos de Istanbul o cambio estava oscilando, um dia o euro valia 2,12 liras turas ( TL)
Mas, pode ser que fique cada vez mais forte.
Em 2006 qdo fui ela valia menos e agora esta como o Real diante do euro mais ou menos.
Creio que o real brasileiro esta mais ou menos como a lira, as vezes forte as vezes cai um pouco, mas sempre nesse patamar.

O taxista era muculmano, por isso sempre digo , qdo vc ve um monge vc nao ve o budismo e nem qdo vc ve um padre vc ve o cristianismo, e qdo vc ve um muculmano vc nao ta vendo o Islam.
O que percebi de istanbul e que muitos se dizem muculmanos, falam "salamaleiko " -vao na mesquita, pedem amor a allah, mas logo em seguida vao la da ua facadinha no turista
Eles nao fazem o mesmo com turcos, fazem com estrangeiros pq nao nos veem como humanos, ou melhor, eles acreditam que so o muculmano recebe o amor de deus, assim como os crentes e catolicos acreditam que so serao salvos os que creem em Jesus.

Dentro do taxi eu disse a ele que era muculmana tambem e que ja estivera 2 vezes antes la.
Ele entao acabou confessando que cobrou 5 euros a mais, mais ai disse
- Yes, it is true, cost 15 euros, but i dont know really where is ur hotel bec it i asked 20 euros.
Mais ua mentira, ele conhecia sim, os taxistas de la conhecem tudo, nao acreditem nesse papo.
Depois me perguntou o que eu tava fazendo de novo ali, contei que precisava ir para Koceli, em ismit, a cidade de Ruhi
-If you need i can take you til there fo 150 euros
Eu queria rir, ele achava que depois q ele afanou 5 euros a mais meu, eu ainda iria confiar em contrata-lo para me levar em qualquer outro local.
Depois de alguns dias. descobri que nao gastamos nem 10 liras para irmos de onibus ate a cidade do Ruhi, que ficava a 2 horas de distancia.

Mais ou menos de 25 a 30 minutos do aeroporto ate aksaray.
O taxista inventou que nao podia passar pro outro lado da rua e nos deixou na outra parte da avenida, alem de pagarmos ele nao queria nos levar na porta do Hotel.
Depois entendi, ele certamente tava com medo do recepcionista ve-lo, porque os hoteis e os taxistas sao tipo conveniadinhos, tipo: me ajude aqui e eu ajudo vc ali, entenderam.
Nao iria ficar bem para ele, que o recepcionista soubesse que ele nos tirou mais do que e normal, assim nao confiariam mais nele para levar e trazer alguem.
Mais eu contei ao recepcionista, que queria saber o nome, mas nos dois esquecemos o nome de maledito.
Mas, ele disse - quando voces forem embora eu mesmo vou organizar um taxista de confianca
Alias, o nome desse rapaz que nos recepcionou e Fathi, a unica pessoa que nos gostamos do Hotel e que alem de muito educado era super profissional
Nunca mudava o humor e sempre nos cumprimentavam.
Os outros cada dia tinha ua cara
Meu amor me perguntou - Ue, vc disse que os turcos tem temperamento, que sao amigaveis, onde estao esses predicados que nao vejo neles, apenas ua pessoa do Hotel e honesta e gentil.
Eu estava mesmo assustada com a turquia que estava conhecendo. Essa nao era a Turquia que meu amigo turco me apresentou.
Depois fiquei lembrando que ele mesmo dizia que existia muita gente ruim na turquia, e q eu nao deveria me iludir.
Quantas vezes ele disse
-Dont go alone, I dont let you travel alone trough turkey, dont talk nobody, dont believe only bec is muslim....

Fiquei me lembrando de tudo e cheguei a conclusao que a turquia tinha sido boa para mim, porque eu tive ele para me proteger , ele e quem comprava as coisas, era ele quem falava e era ele que me levava para todo canto, nunca fiquei sozinha .
E agora estava ali ---sozinha e ainda tinha que cuidar que nada pior nos acontecesse.
Um dia meu amigo turco me disse.
- Fri, Istanbul is very danger, existe mafia, prostituition, drugs, all bad exist same exist good, but is very big metropole with all bad you know bigs cities has, take much care if one day we go there.
Nos fomos para Istambul para que eu pegasse o aviao para o Egito em 2007, mas como sempre nao senti nada de ruim, foram apenas algumas horas, e ele como sempre me protegeu de tudo.
Vou ainda colocar a foto que tentamos tirar do motorista ladrao

Nao contei a voces que antes de viajar tentei escrever ao meu amigo turco , para avisa-lo que Ruhi nao estava entendendo bem o meu ingles.
Dai que para minha surpresa, recebi email dele, mas era a namorada que me escrevia e dizia
it s time to stop bothering... leave my man in peace
Claro que respondi numa boa
I think he forgot to tell you that i dont want him as man, i was his friend, and i have my man and nothing compare to him...... I am the first to be happy to know he is happy....
be calm with you man and confortable with him bec i have any interest to him....
E ela me respondeu muito educadamente, me contou que estava confusa com a conduta dele, que descobriu que ele fingia e mentia muito . Inclusive mentira sobre mim
E pasmem, falou mal de mim para ela
Eu nao pude acreditar... mas depois entendi
Ele tentou me usar para fazer ciumes a ela, so que nao gostei nem um pouco.
Na epoca que liguei a ela e ele retornou o telefonema, quem atendeu foi meu amor, e ele ouviu toda minha conversa com meu amigo. Eu apenas falava das minhas malas e nada outra coisa, porem ele disse a ela que eu fiquei gritando que o amava e que o queria e blah blah
So sei que ela me odiava por causa dela, ela me contou que era da alemanha ( so nao sei se e alema = Mas, deve ser , e deve ser mais velha do que ele, pela astucia, inteligencia e sabedoria das respostas.
Ela me disse que qdo ele falou mal de mim, ela me defendeu e ficou com um pe atras.
Eu disse a ela que ele foi o melhor muculmano que conheci, q eu tinha muito carinho, admiracao e nao poderia nunca falar mal dele, mas que depois do que ela me contou eu nao queria nunca mais ouvir sobre ele.
Eu ainda comentei com ela, se ele hj em dia era fingido, ou tava mentindo a ela, eu achava que a cidade grande o mudou... nao era a mesma pessoa doce e correta que conheci.
Nao sei....nao posso afirmar 100% que as mentiras q ele contava para ela sejam de grande gravidade, creio que ou ele esta amando-a muito, ou ele a esta usando por algum motivo que desconheco.
Mas, no momento nao posso saber mais do que isso....passou, ficou para tras....

Blog protected , do not copie

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape