sexta-feira, 8 de abril de 2011

Navegando pelo Rio Nilo - Egito



Navegando pelo Rio Nilo

Por Fê Costta Thursday April 7, 2011 09:39 am PDT

O Nilo já foi considerado o maior rio do mundo, tendo perdido o posto no século passado para o rio Amazonas, após análises precisas de fotos de satélites que puderam comprovar que o rio brasileiro é 300 km maior. Independente disto, o rio Nilo não perdeu o status que adquiriu ao longo da história - sobretudo durante o Império Egípcio Antigo.


Naquela época, há 4 mil anos atrás, o Nilo era considerado um deus. Sua legitimidade era reforçada pelo milagre de levar água e fartura a um deserto árido e sem vida.

Suas cheias anuais permitiam que as plantações pudessem ocupar um terreno infinitamente maior do que as margens do rio e assim, o Egito se tornou uma potência agrícola, principalmente no cultivo do algodão. Ainda hoje, em diversos pontos do rio existem o "nilômetro", instrumento feito para medir o nível da cheia e fornecer uma informação mais precisa da colheita de cada ano. Isso permitia uma fiscalização mais apurada do recolhimento de impostos sobre esta economia.



Nascido nas montanhas do centro-leste africano, o rio Nilo corta 10 países, percorrendo 6,3 mil kms até desaguar no Mediterrâneo. O trecho mais percorrido é no Egito, de Luxor à Assua, passando pelos templos de Filae, Esna, Kom Ombo e Edfu. As embarcações que navegam ali vão desde as tradicionais felucas até os sofisticados navios, que somam mais de 500 e possuem restaurante, piscina e atividades culturais a bordo.

O cruzeiro no Nilo é um passeio que desperta o interesse em muita gente. Ali é possível observar o cotidiano e a forte ligação que a população tem com o rio e as cidadezinhas que cresceram à sua volta. É surpreendente a resiliência comercial dos egípcios, que enfrentam o rio em pequenas canoas e aproximam-se dos navios para venderem seu artesanato aos turistas. Belas paisagens completam o cenário, sobretudo no pôr-do-sol, um convite agradável para desfrutar as tardes no animado deck.

Os cruzeiros pelo rio Nilo partem de Luxor ou Assuã, tem durabilidade de 4 noites e custam à partir de USD 380 em cabine dupla, com todas as refeições e excursões incluídas. Para se chegar ao Egito, a Turkish Airlines tem vôo a partir de São Paulo com conexão por R$ 2400. O Egito exige visto de turistas brasileiros, que pode ser emitido na chegada ao aeroporto do Cairo ou Luxor por uma taxa de USD 15.



* Fê Costta é graduada em Turismo e já visitou mais de 40 países. Há três anos escreve suas aventuras no blog viaggio-mondo.com

http://custom.yahoo.com/br-especiais-mundo-flickr/article/post/mundo_flickr/31/navegando-pelo-rio-nilo.html.

Blog protected , do not copie

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape