terça-feira, 13 de setembro de 2011

Serralha erva daninha que ajuda sua saude, bom para queda de cabelo, Dente de leao, coracao e muitos outros beneficios- cura natural

Muita gente confude a serralha com dente de leao. Mas, elas nao sao a mesma coisa, apesar de ambas beneficiarem grandemente a saúde humana e de animais. Confira lendo essa postagem e busque aqui no meu blog mais postagens sobre o dente de leao.



Mensagempor Maeda » 23 Mar 2007, 00:54

Oi, Jonas.

O site que você indicou, a meu ver, publicou uma foto por engano.

Eles estão usando uma foto da 'serralha' ou Sonchus oleraceus no lugar do Dente-de-leão. A serralha sim, eu tenho certeza que serve pra salada porque eu como de vez em quando. O dente-de-leão Taraxacum officinale eu nunca tinha experimentado. Acabei de pesquisar e vi que ambas são usadas como medicamento.

As flores são idênticas, as folhas muito parecidas, principalmente quando jovens, mas a planta são um pouco diferentes. Enquanto o dente-de-leão tem raiz agressiva, profunda e nasce em qualquer lugar, dificilmente passando de 20cm de altura em clima tropical (grosseiramente podemos dizer que 'não sai do chão'), a serralha é mais delicada, tem folhas também recortadas e cresce facilmente até cerca de 60cm com uma haste central grossa.

Aqui há uma foto do Dente-de-leão Sem haste central. Apenas com haste longa e fina das flores e das sementes em forma de globo.

Aqui há uma foto da Serralha. Com haste grossa central, flores idênticas, mas sem haste longa nas flores e folhas muito parecidas.

Jonas, nas pesquisas, vi que ambas servem para salada. Mais uma vez, obrigado pela dica.

Abraços.

Maeda
Jardineiro Mestre
Jardineiro Mestre

http://www.jardineiro.net/phpBB/viewtopic.php?f=12&t=87&start=5

DENTE DE LEÃO - (Taraxacum officinale)

Erva cardíaca, anti-inflamatória e Hepática

USO MEDICINAL

O Dente de Leão é usado há muitos séculos como a erva das doenças crônicas hepáticas. É muito usado para diabetes, é cardiotônico, e estimulante das glândulas linfáticas. Também é usada em quem tem hemorróidas, é ótima para gota e artrite, e a perfeita erva para quem tem muitas cáries.

USO ENERGÉTICO:

O Dente de Leão é a erva dos sonhadores, que não conseguem realizar nada. Ajuda aos idealistas a trabalharem com ideais que não têm base na realidade, e que porisso nunca são concretizados. Traz estrutura e posicionamentos na vida mais centrados e realistas. É ótimo para quem dá mil desculpas para não conseguir concretizar seus ideais.

USO CULINÁRIO:

- O dente de leão pode ser usado em saladas.

Os antigos faziam um vinho com Dente de Leão, pois no inverno um cálice desse vinho preservava o calor e a energia do verão. Ele era tomado em pequenos cálices para manter a energia e a coragem. Esse vinho era chamado de vinho da Alegria.

Aí vai a receita: Colha uma cesta bem cheia de flores de dente de Leão, estenda as flores no sol para saírem os bichinhos e elas darem uma ligeira secada. O sol deve ser do meio dia. Misture as flores com vinho tinto seco e deixe descansar por 8 dias. Coe o vinho, misture mel em pouca quantidade e tome deliciado.

OUTROS USOS:

- O Dente de Leão é encontrado em tintura mãe

- Misture as flores, raízes bem lavadas e secas, e folhas de dente de leão com um bom azeite ou óleo, tipo de gérmen de trigo ou semente de uvas.

Deixe por oito dias em vidro de boca larga bem fechado, tomando sol pela manhã, e sendo agitado de vez em quando.

Em seguida coe as ervas do óleo, e terá um excelente óleo de massagem para artrite, reumatismo, torcicolo e dores musculares.

- O escalda pés de dente de leão restitui o bom humor e a alegria, além de tirar a dor no corpo.



----------------------------------------------------
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=29&t=8385
Roque,
Esta planta também me faz recordar minha infância, ainda tenho de memória o gosto amarguinho da serralha refogada. Me lembro da minha avó dizendo que era ótima para queda de cabelo (riquíssima em vitaminas A, D e E), e que era um "santo remédio" para quem tinha "brancura" (vitiligo). O que tem de verdade nisso eu não sei, mas que é muito gostosa, isso é.
Pode deixar, conseguindo umas sementinhas eu te mando com todo prazer.
O cultivo, como você falou, não deve ser muito difícil, por muitos é considerada erva daninha. só não tenho notícias de alguém que tenha produzido comercialmente.
Esta planta da foto só recebeu água de chuva e água com sabão da lavagem do quintal, mesmo assim sobreviveu na frestinha nutritiva do piso.

Cultivo da Serralha
Re: Cultivo da Serralha

Mensagempor Noboru em 04 Mar 2009, 08:40

neide benante escreveu:Eu tenho uma hortinha e planto serralha o pessoal compra mto, aliás é o q mais vende além de cheiro verde e couve.


Neide, Alguma técnica especial para fazer o plantio? Já colhi um pouco de sementes, mas fiquei na dúvida se devo cortar a pluma ou não. Você planta direto na terra ou faz germinar antes em substrato?
Desculpe pelas perguntas, podem ser bem ingênuas, mas principiante é assim mesmo.

Sandro,
Se você gosta de verduras com um certo amarguinho, com certeza vai apreciar muito a serralha.


Noboru

Re: Cultivo da Serralha

Mensagempor neide benante em 04 Mar 2009, 13:22

Meu amigo nada em especial, é so preparar a terra e espalhar as sementes! É melhor tirar a pluma pq senão o vento leva as sementes embora.As sementes não precisa ser enterrada não pq senão demora mto para nascer. Boa sorte?
Quer dizer boa salada....bom refogado... :rofl: :*
"Que a paz, o amor e a esperança possam florescer no coração dos homens a fim de que a justiça divina conduza a todos para um mundo melhor"
*Bjin*

-----------------------------------------------
http://www2.uol.com.br/JC/_1999/1101/fa1001m.htm
SAÚDE II
Serralha, a erva fashion que virou mania entre europeus

Serralha, uma erva de folhas recortadas e serruladas (daí o nome), de origem européia, virou fashion. E não por acaso: é rica em vitaminas A, D e E (combinação perfeita para a saúde dos cabelos) e, entre outras propriedades, traz o aminoácido fenilalanina, que ajuda no funcionamento das células de pigmentos. Logo, é indicada para casos de vitiligo.

Sua legião de adeptos não poupa elogios. "Minha família é de calvos e desde os 18 anos passei a ingerir a serralha. Hoje, não tenho qualquer problema de queda de cabelo", atesta o dermatologista Fábio Cuiabano. A boa fama da planta não se limita ao aumento de pigmentação e ao combate à queda de cabelo. Por ser uma erva depurativa, é ainda diurética, laxativa e antimicrobiana, indicada para infecção urinária.

De paladar bem razoável (lembra o espinafre, só que amargo), o difícil mesmo é encontrá-la nas lojas. Nas feiras livres, elas são vendidas a R$ 3,00 o ramo. Seu modo de ingerir varia: crua, nas saladas; refogada como qualquer verdura ou ainda em chás. Algumas farmácias fabricam extrato de serralha, p

---------------------------------
http://www.informacaonutricional.net/nutricao/serralha-tabela-valor/

Valor Nutricional da Serralha

Curiosidades: Curiosidades
A serralha (Sonchus oleraceus) é uma planta da familia Asteraceae. A Serralha é uma erva, encontrada em quase todo o mundo, é comestível e rica em vitaminas A, D e E; possui um sabor amargo e paladar que lembra o espinafre, e é usada em saladas e cozidos; também é utilizada com fins medicinais. Também é conhecida pelos nomes cerraia, chicória-brava, ciumo, serralha-lisa, serralheira, sow thistle (inglês), cerraja (espanhol), laiteron maraîcher (francês), crespigno-cicerbita (italiano), kohl-gänsedistel (alemão).

A Serralha – estimula o bom funcionamento do fígado e da vesícula, a serralha limpa as impurezas do sangue, psoríase e eczemas em geral. fortalece a vista, os nervos e o estômago.

rica em vitaminas A, D e E (combinação perfeita para a saúde dos cabelos) e, entre outras propriedades, traz o aminoácido fenilalanina, que ajuda no funcionamento das células de pigmentos. Logo, é indicada para casos de vitiligo. Combate a queda de .
DENTE DE LEÃO -Desintoxicante, depurativo para todo o organismo, arteriosclerose, artrose, astenia, cálculos biliares, celulite, cirrose, cistite, colesterol, constipações diabetes, distúrbios menstruais, fígado, hepatite, gastrite, obesidade, prisão de ventre (laxante leve), varizes e vesícula.


Serralha

Tabela Nutricional

Serralha

Quantidade 100 gramas
Água (%) 90,2
Calorias (Kcal) 30
Proteína (g) 2,7
Carboidrato (g) 4,9
Fibra Alimentar (g) 3,5
Colesterol (mg) n/a
Lipídios (g) 0,7
Ácido Graxo Saturado (g) 0,1
Ácido Graxo Mono insaturado (g) 0,1
Ácido Graxo Poli insaturado (g) 0,3
Cálcio (mg) 126
Fósforo (mg) 48
Ferro (mg) 1,3
Potássio (mg) 265
Sódio (mg) 19
Vitamina B1 (mg) traços
Vitamina b2 (mg) 0,11
Vitamina B6 (mg) 0,08
Vitamina B3 (mg) traços
Vitamina C (mg) 1,5

Serralha, Taiona, Maxixe, conheca elas
Serralha, Taioba, Maxixe, conheças elas

Beldroega, ora-pro-nóbis, araruta. É provável que muita gente nunca tenha ouvido falar. Estas são algumas hortaliças tradicionais da cultura brasileira, mas que nunca tiveram cultivo comercial e acabaram sumindo da ...

Maca

Maça Maça os seus nutrientes: A maçã, além de saborosa, tem considerável valor nutritivo. Contém vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais como Fósforo e Ferro. As vitaminas do Complexo ...

  • Maxixe, cru

    Maxixe, cru

    Valor nutricional do Maxixe, cru Curiosidades: O maxixe é uma hortaliça tradicional no Nordeste, ainda pouco conhecida no Centro-Sul do país. É um fruto originário da África, introduzido no Brasil ...

    • Caruru, cru

      Caruru, cru

      Tabela de valor Nutricional Caruru, cru Curiosidades: Caruru é a designação comum a certas plantas do gênero Amaranthus, da família das amarantáceas, algumas de folhas comestíveis, bastante utilizada em culinária. ...

      • Macaúba

        Macaúba

        Tabela de valor nutricional da Macaúba Curiosidades: A macaúba, coco-baboso ou coco-de-espinho é uma palmeira nativa brasileira, encontrada principalmente na floresta latifoliada semidecídua, desde o Pará até São Paulo, Mato ...

      • Graviola

        Graviola

        CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA DA GRAVIOLA Reino: Plantae Divisão: Magnoliophyta Classe: Magnoliopsida Ordem: Magnoliales Família: Annonaceae Gênero: Annona Espécie: A. muricata INFORMAÇÕES A graviola não é, como muitos pensam, um fruto típico ...

      • Carambola

        Carambola

        Tabela de valor nutricional da Carambola Curiosidades: A carambola é uma fruta originária da Índia, de cor verde ou amarela e sabor agridoce. A caramboleira é uma árvore de pequeno ...

      • Propriedades da Linhaça

        Propriedades da Linhaça

        Propriedades nutricionais A linhaça possui alta concentração de proteínas, minerais e vitaminas entre elas a vitamina E, o ômega-3 e o ômega-6, a isoflavona e o fitoesteróide, mas é importante ...

      • Propriedades do Levedo de Cerveja

        Propriedades do Levedo de Cerveja

        Propriedades do levedo de cerveja As qualidades terapêuticas do levedo de cerveja são conhecidas por Hipócrates, o pai da medicina. Os monges medievais a utilizavam contra as chagas, mas somente ...

      • Os Beneficios da Linhaça
      • A linhaça é um alimento extremamente rico em nutrientes e com propriedades fantáticas. Deve ser incluído na alimentação diária, pois é capaz de proteger contra doenças cardiovasculares, melhorar o funcionamento ...

      • Ameixa Seca para o intestino

        Ameixa Seca para o intestino

        Ameixa seca: A ameixa seca, e portanto concentrada, é indicada para pessoas que desenvolvem trabalhos musculares, porque é altamente energética, fornecendo grande quantidade de calorias. A ameixa fresca é ideal ...

      • Almeirão, cru

        Almeirão, cru

        Tabela de valor nutricional do Almeirão, cru Curiosidades: O almeirão, conhecido em alguns locais como chicória amarga, é uma hortaliça do tipo folha, de sabor amargo, o almeirão é originária ...


    http://www.informacaonutricional.net/nutricao/serralha-tabela-valor/

.

tratar virtiligo com serralha -

http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/09/como-tratar-o-vitiligo-naturalmente.html

Blog protected , do not copie

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape