segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Passeio corrido a noite ate a suica- Schaffhausen - Neuhausen am Rheinfall


Pois e... quase 5 da tarde e decidimos ir para suica, meu amigo Hannes tinha alugado o carro e iria levar com o carro algumas coisas da mudanca dele la em Zurich.
E pegamos a estrada...uma tarde de inverno linda, com um sol avermelhado cortando o ceu.
Tentei tirar foto, mas minha velha maquina digital olympus nao funciona mais a noite direito.
Bom, tudo bem...eu apreciei muito aquela visao...passamos por algumas ruinas de castelo
e depois chegamos a suica - Schaffhausen - neuhausen ( onde existe a maior queda dagua da europa- cachoeira.
1 hora para 1 hora e meia ate a suica saindo de stuttgart---algumas pessoas correm na estrada permitida auta velocidade e ai chegam na fronteira em uma hora apenas.
Nos, calmos e apreciando o passeio levamos quase 2 horas... apesar q o audi q tavamos nos permitia correr bastante.
Olha, vou te contar uma coisa curiosa- na suica se fala 3 idiomas oficiais ne ( alemao- italiano e fances ) .
Mas qdo eu cheguei la descobri que os suicos nao sabem falar bem o alemao.
Eles falam um dialeto... e falam e entedem o espanhol tambem.
Assim, na alemanha somos obrigados a falar e aprender o alemao, mas na suica vc nao se aperta, se nao fala bem o alemao...tudo bem- vc encontra eles falando italiano e fances e espanhol.
Entao quem vai se matar para falar alemao, fica mais facil falar o dialeto, ne verdade.
Por isso meu amigo conseguiu emprego la...pois sendo alemao e entendendo todos os dialetos suicos e alemaes ( o da bavaria na alemanha e um problema dialeto, eu digo, entendo nada ) por isso meu amigo se tornou valioso la.
Outra curiosidade suica, as pessoas la sao bem gentis..na alemanha vc entra num trem o motorista nao te da bom dia e as vezes ainda olha para vc como se olhasse um coco...mas na suica eles te dao bom-dia...ufa q delicia gente gentil!
Legal ne !

Blog protected , do not copie

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape