quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Egito registra série de casos de tentativa de suicídio com fogo - noticias do egito


19/01/2011 - 13h49
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/862860-egito-registra-serie-de-casos-de-tentativa-de-suicidio-com-fogo.shtml

Egito registra série de casos de tentativa de suicídio com fogo


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Fontes de segurança confirmaram o quarto caso de tentativa de suicídio, por meio do uso do fogo, nesta terça-feira no Egito. Um dos homens que tinha ateado fogo no próprio corpo morreu por causa das queimaduras.

De acordo com informações divulgadas à agência de notícias Efe, a nova vítima é um mecânico de 35 anos identificado como Tareq Mohammed Kadafi, que morava na cidade de Ismailiya, situada no Canal de Suez.

As fontes explicaram que, por enquanto, se desconhecem as causas do fato, mas aparentemente Kadafi, que permanece hospitalizado, tinha sido chamado para prestar esclarecimentos à polícia.


18.jan.2011/Reuters
O advogado Mohamed Hassan está internado depois de atear fogo no próprio corpo como forma de protesto
O advogado Mohamed Hassan está internado depois de atear fogo no próprio corpo como forma de protesto

Esse é o quarto caso de tentativa de suicídio por fogo no Egito, depois que outro cidadão se queimou na segunda-feira (17) em frente à sede do Parlamento, no centro da capital.

As fontes também abordaram o caso do jovem de 25 anos, identificado como Ahmed Hisham el Sayed, que utilizou o mesmo procedimento dos seus compatriotas quando estava no telhado do edifício onde vivia no bairro de Al Muntaza em Alexandria.

Hashim, que era formado em Direito e buscava trabalho, teve queimaduras em 75% do corpo.

A vítima se queimou para protestar contra as ações do governo, da polícia e da política trabalhista do Estado, as mesmas razões que levaram outros dois homens a cometer suicídio, um advogado egípcio identificado como Mohamed Farouk, de 50 anos, e um aposentado de 60 anos chamado Sayid Ali al Sayed.

Farouk se queimou em frente à sede do governo para denunciar que a polícia egípcia não tinha feito o suficiente para investigar o caso de sua filha, desaparecida há três meses.

Já o aposentado Al Sayed, que cometeu a mesma ação na frente da sede do Parlamento, se queixava de não ter recebido pensão.

As duas vítimas foram transferidas para o hospital de Munira, segundo fontes que não ofereceram detalhes do estado de saúde, mas indicaram que sofriam problemas mentais.

OUTRAS INFORMAÇÕES

O egípcio Ahmed Hashem el Sayed, 25, morreu nesta terça-feira na cidade de Alexandria em meio a uma onda de "autoimolações" no norte da África. Os incidentes ocorrem após a derrubada do ditador tunisiano Zine el Abidine Ben Ali na semana passada, motivada por protestos que se iniciaram depois que um jovem ateou fogo ao próprio corpo.

Em 17 de dezembro, o vendedor ambulante Mohamed Buazizi, 26, ateou fogo ao próprio corpo para protestar contra o confisco de sua mercadoria pela polícia na Tunísia, desencadeando uma onda de protestos contra o desemprego que culminou com a queda do ditador Zine El Abidine Ben Ali.

Desde então, gestos semelhantes foram registrados também na Argélia e Mauritânia.

Blog protected , do not copie

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape