sábado, 23 de julho de 2011

Encontradas figuras funerárias do Antigo Egito- acham coisas e nunca conseguimos descobrir nada! sempre o mesmo, cansei!


«Shauabti», estatuetas funerárias encontradas num túmulo em Tebas
INVESTIGADORES ACHARAM ESCULTURAS DE BARRO COM 3000 ANOS EM TEBAS.
Na região de Luxor, no Egito, num sítio mais ou menos intacto desde a antiguidade, foi encontrado um depósito com mais de 80 figuras em barro, chamadas shauabti, com três mil anos de antiguidade.
A equipe de arqueólogos dirigida pelo egiptólogo José Manuel Galán, do Conselho Superior de Investigações Científicas de Espanha, acredita que as peças pertenciam a um sacerdote e tinham como finalidade ‘acompanhar’ o defunto para o mundo dos mortos.
Esta descoberta aconteceu durante a décima campanha do Projeto Djehuty que se está a desenvolver na necrópole Dra Abu el-Naga, na antiga cidade de Tebas, margem ocidental do Nilo.
As escavações têm como objectivo explorar a área onde se encontram os túmulos de Djehuty e Hery, dois altos dignatários da corte egípcia entre os anos 1500 e 1450 a.C.
Os shauabti são estatuetas funerárias e representam o defunto mumificado. São representadas com duas enxadas para lavrar e um pequeno saco de sementes.
Algumas distinguem-se por terem aparência de capatazes, tendo na mão um chicote pequeno com o qual dirigiam os trabalhadores.
Uma inscrição na vertical sobre as pernas identifica o proprietário pelo seu nome – Su-en-amon – que viveu durante a dinastia XXI, ano 1000 a.C.
“O achado indica que a zona está muito pouco alterada e que os ladrões de túmulos e os egiptólogos do século XIX que por ali passaram não tocaram no terreno”, diz Galán. Os investigadores esperam encontrar estratos mais antigos bem conservados.
Os arqueólogos estão a escavar o sudoeste do pátio de entrada do túmulo de Djehuty, supervisor do Tesouro e dos artesãos da rainha Hatshepsut, uma das poucas mulheres do antigo Egito que exerceu o poder como faraó (por volta do ano 1470 a.C.).
O túmulo e os seus três poços funerários foram já totalmente escavados, tendo-se já iniciado o restauro das paredes e das inscrições e cenas esculpidas.
Durante esta décima campanha, os trabalhos alcançaram o poço funerário de Hery, proprietário de um dos túmulos vizinhos de Djehuty.
Viveu 50 anos antes deste e o seu monumento funerário é um dos poucos decorados que se conservam da época.
Hery estaria aparentado com a família real que estendeu a influência política, económica e cultural do Egipto sobre e Núbia, Palestina e Síria.
Fonte: Ciência Hoje

http://confidencialinfo.blogspot.com/2011/07/encontradas-figuras-funerarias-do.html

essa historia da arqueologia sempre encontrar pecas e partes da historia do passado ja me cansou
Primeiro, por que temos que viver ainda pelo passado, por que nao enterramos o passado e vivemos o presente, apenas o presente...
Mas, aos que vivem no sistema com gosto e por gosto, isso td e maravilhoso e necessario...entao ai esta mais uma noticia que nao leva a nada, anos e anos passam, acham pedacos de coisas que nunca montam nada e qdo dizem q montam algo, depois acham outra coisa que desmonta aquela que eles estavam seguro que era aquilo...enfim arqueologia e tbem manipulada e tbem manipula...arrrf, to cheia de tudo isso!
Quando viajei pelo mundo e vi pecas de museus me pareceram tao rudes, parecem coisa de camelo..qdo fui nas piramides fiquei desapontadas com as estatuas...serio ..qdo vejo as esculturas que foram feitas pelo povo antigo nao fico deslumbrada como mtos ficam, eu fico a me perguntar...sera que nao tinham artesaos, artistas melhores, pois as pecas eram tao pobres de beleza....mas ha os que apregoam uma beleza, uma arte magnifica...nao sei de onde
Mas hoje em dia tbem temos artistas que sao considerados o "Tcham" da arte e nao me deslumbram tbem...acho que e pq estou descontaminadas disso tudo...

A historia so pode ser considerada por nos bela, qdo ela nos trouxer beneficios, tanto do passado pro presente, tanto do presente pro futuro, senao deve ser descartada, guardada apenas para estudo de um erro que nao deve ser cometido nunca mais.
E nao mantida em iluminacao como se fosse um algo de uma cultura que deve ser respeitada...ex: templos que faziam sacrificios humanos, isso deve ser estudo para nunca mais se repetir e nao adorado, salvo como algo explendido de uma grande cultura...onde houve dor, morte, sofrimento...o que isso pode nos dar de bom senao apenas o exemplo de q houve um erro que nao deve ser mais repetido..

Mas o sistema insiste em fazer o povo adorar as coisas do passado...e tome Maya( faziam sacrificios humanos, e o q vc ve dos mayas...tudo que mostram deles, nao era o povo eram as coisas dos poderosos, o povo mesmo era um coitado como nos somos) e tome astecas( sacrificavam humanos tbem) e egpcios e tantas outras coisas..
Tirem deles os bons exemplos e o resto jogue fora... dentro de um edificio destinado aos estudos e conhecimento humano, de algo que nao deve se repetir nunca mais.
arrfffffffffff

Blog protected , do not copie

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape